Layout site

ACESSIFEST 2011 – A Festa da Acessibilidade

Cidadania, cultura, lazer, esporte, educação e integração. Esses foram os ingredientes da 3ª edição da ACESSIFEST 2011 – A Festa da Acessibilidade, realizada no dia 14 de maio de 2011, no Parque Municipal de Belo Horizonte. Realizada pelo vereador Leonardo Mattos (PV) com o tema O esporte é para todos, o evento teve o objetivo de incentivar a pratica do esporte adaptado para pessoas com deficiência como mais uma forma de inclusão social. Para tanto, os atletas paraolímpicos do Brasil forão homenageados, como exemplo de superação de limites.

“Depois que o esporte entra na vida das pessoas com deficiência, podemos perceber um efeito arrebatador. As pessoas começam a se entender melhor, a se reconhecer e a superar suas dificuldades”, destacou Mattos.

Durante o evento, muitas atividades animaram a festa – shows, oficinas de lazer e atividades artísticas. Os participantes também puderam retirar carteira de trabalho, obter informações sobre gratuidade no transporte público, benefícios previdenciários, seguro desemprego e orientações de saúde.

Estiveram presentes na Festa, o Secretário Adjunto de Direitos de Cidadania, Antônio David de Souza Junior; a representando da Coordenadoria de direitos das pessoas portadoras de deficiência, Ana Cordelia;  o Analista de Políticas Públicas do Programa Superar, Marcelo de Melo Mendes.

História
A ACESSIFEST 2011 – A Festa da Acessibilidade tem origem na celebração da conquista do passe livre em transportes públicos para as pessoas com deficiência. Antes chamada de Festa do Passe, a comemoração foi criada pelo então vereador João Batista de Oliveira, autor do primeiro projeto de lei que estabeleceu o direito de transporte gratuito às crianças com deficiência e dificuldade de deslocamento para fins de reabilitação, tratamento e escolarização.

Assim, Leonardo Mattos resolveu retomá-la, em 2009, para valorizar esta conquista e homenagear João Batista pelas suas iniciativas. “Com essa gratuidade o segmento passou a ter possibilidade de locomoção, antes restrita e muito acabavam isolados do convívio social”, explicou Mattos.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO.

Comentários

  1. SERGIO CASTRO

    Parabéns pela iniciativa. Voce representa uma parcela muito importante dessa sociedade de apoio à pessoa com deficiência.
    Prof MSc SERGIO CASTRO
    Diretor de Esportes para a Pessoa com deficiência da superintendência de Esportes do Estado do Rio de Janeiro.

    Responder

  2. Conselho Estadual da

    Senhor Vereador,
    Compromissos anteriormente assumidos impediram a participação do Conselho Estadual da Mulher / MG na Festa da Acessibilidade , que se realizou em 14/05/2011.

    Agradecemos o convite e cumprimentamos pelo importante acontecimento.

    Responder

  3. Catia Pampolini

    Parabéns, Leonardo Mattos a Acessifest foi linda!!! Este evento em prol dos portadores de necessidades especiais promovendo a cidadania e encontro de pais e entidades diversas, onde podemos interagir e trocar experiências, foi muito proveitoso. Sou mãe de autista, e membro da diretória da APAPE (Associação de Pais e Amigos de pessoas Especiaias), Catia Pampolini

    Responder

  4. Jerônimo Rocha

    Parabéns por mais esta iniciatica. A Banda Forró Bão Dimais, agradece o convite.
    Grande abraço.

    Responder

  5. Camila

    o evento foi ótimo adorei

    Responder

  6. Çãozinha Fialho

    Parabéns Leo, torço d+ por vcs nesses projetos. Um grande abraço a toda sua equipe.

    Responder

  7. LANDUALDO

    Agradeço pelo convite e quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho.
    E peço o seu apoio junto ao projeto do Senador Paulo Paim pela aposentadoria especial para servidores portadores de necessidade especial.

    Responder

  8. LEO CRISTIAN

    Estive no Acessifest em 2009 e achei legal demais,
    O ano passado não fiquei sabendo e não fui.
    Neste ano nâo perderei e espero que seja melhor ainda.

    Responder

  9. Maria Cristina Gouve

    Sr Leonardo

    Sim vou la sabado tambem vou divulgar ok
    bjos

    Responder

  10. Nilmara

    PARABÉNS PELA ATENÇÃO E O CARINHO PELOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
    ELES MERECEM E AGRADECEM. ABRAÇOS NILMARA

    Responder