Blog

Audiência Pública discute tratamento dado às pessoas com deficiência no transporte público de BH

21 de novembro de 2014

24.11 - AP tratamento dado às pessoas com deficiência no transporte coletivoHá relatos de diversos acidentes envolvendo deficientes.

Na próxima segunda-feira (24/11) a Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) realiza, às 13h30min, audiência pública para discutir o tratamento dado às pessoas com deficiência no transporte coletivo da capital mineira. De acordo com o vereador Leonardo Mattos (PV), requerente da audiência, há denuncias de usuários que sofreram acidentes. “Queremos saber quais as providências que as empresas de ônibus e a BHTrans estão tomando para que o atendimento às pessoas com deficiência seja mais eficiente”, destacou Mattos.

Segundo o Movimento dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte (MUDEVIBH), o MOVE/BRT, novo sistema de transporte de BH, preocupa os usuários com deficiência. O integrante do Movimento, Francisco Silva Soares afirma que o serviço de som dos veículos está desligado em cerca de 80% dos carros, o que prejudica o entendimento das pessoas com deficiência visual. Além disso, não há funcionário nas estações para acompanhar os cegos no embarque e desembarque.

“Há registro de deficiente que teve o braço preso na porta do BRT e de outros que cairam na pista exclusiva porque o vão de conexão estava com as portas abertas. Existe relatos também de diversos deficientes visuais que caíram devido à distância da porta do veiculo com as plataformas das estações”, disse.

Os convidados para a audiência são: Secretário Municipal de Governo, Josué Costa Valadão; Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Romilda Euzébio de Araújo; Diretor-Presidente da BHTrans, Ramon Victor César; Secretária Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, Sílvia Helena Rocha Rabelo; Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Joel Jorge Guedes Paschoalin; Coordenadora de Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Cristina Abreu Domingos Reis; Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos, Laís Maria Costa Silveira; Diretor Geral do DER-MG, José Elcio Santos Monteze; Delegada da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso e ao Portador de Necessidade Especial, Danúbia Quadros; Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB; Ana Lúcia de Oliveira; Defensor Público da Defensoria Pública Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Estevão Machado de Assis Carvalho; além de representantes das pessoas com deficiência.

Audiência Pública
Data: 24/11 (segunda-feira)
Horário: 13h30min
Local: CMBH – Av. dos Andradas, 3.100, Santa Efigência, BH/MG

Veja também: 
- Usuários do move exigem melhorias na acessibilidade

 

Comentários